Pages

13 fevereiro, 2018

Cronograma capilar: conheça a intensa agenda de tratamentos para os cabelos


Deixar os cabelos saudáveis e bonitos é mais fácil do que se pensa. Além de manter a alimentação saudável, beber bastante água e evitar danos externos (como o uso de chapinha e secador), os mais vaidosos possuem alguns segredos, como a utilização de produtos amigos dos fios. Mas com a quantidade de soluções, cosméticos com funções diversas, para restaurar e combater danos específicos, é preciso separar quando e o quê usar. É aí que surge um método chamado cronograma capilar: uma agenda voltada para as madeixas e que tem como objetivo tratar e repor todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia.

Visando resultados mais prolongados, o cronograma capilar traz uma agenda intensa de cuidados e, por isso, os especialistas indicam que ela dure apenas um mês, tempo suficiente para nutrir, hidratar e restaurar. Cada pessoa pode fazer a própria agenda de cuidados capilares, respeitando as reais necessidades do cabelo e levando em conta as especificidades de cada pessoa. Mas, para quem ainda não sabe bem como montar uma, é só seguir um cronograma capilar oficial, que é eficaz para a maioria dos cabelos.

Funciona assim:

1º semana
Segunda e quarta – Hidratação
Sexta – Nutrição

2º semana
Segunda e quarta – Hidratação
Sexta – Nutrição

3º semana
Segunda e quarta – Hidratação
Sexta – Reconstrução

4º semana
Segunda e quarta – Hidratação
Sexta – Nutrição

Por causa da rotina, os dias de aplicação dos produtos podem ser outros, desde que se respeite as quantidades de vezes, a sequência e o intervalo entre a utilização dos produtos. Para a hidratação, é preciso, claro, usar uma máscara capilar. Para a reconstrução, é preciso repor a queratina perdida pelos cabelos por causa de fatores como exposição ao sol, sujeira, água do mar, cloro, chapinha e secador, entre outros.

E, finalmente, para a nutrição é preciso usar produtos à base de óleos, como o de coco ou o de argan, que são potentes na hora de nutrir. Cabelos muito danificados precisam de uma atenção especial e um cronograma diferenciado, que trate os problemas específicos. Na dúvida, converse com um cabeleireiro. Depois do tratamento, é só relaxar e curtir os fios sedosos e brilhantes. Caso seja necessário, repita o cronograma com um intervalo de, pelo menos, uma semana.

Nenhum comentário :

Postar um comentário