22 fevereiro, 2016

COLECIONISMO E SUA MODERNIDADE



camera, pencils, pens, stationary, objects, notebook, notepad

A arte de colecionar é passada de geração a geração : desde a um selo a carros extremamente antigos, muitos sendo expostas em museus  e até mesmo privadas.

Com o crescimento da tecnologia esses objetos foram perdendo seu valor como por exemplo minha coleção de cd's , com a expansão da pirataria e aplicativos que em qualquer lugar podem ouvir sua musica os cd's perderam seus status e  menos procurados em lojas.  

Ainda tenho o extinto de comprar e tenho na minha coleção mais de 20 cd's , é pequena mais tem um valor e reflexão muito grande para mim. Queria saber de vocês que me acompanham já colecionaram algo ou até conhecem pessoas que tenham alguma coleção ?

Acho que até escolhi o curso certo em me formar porque envolve isso tudo e quero me aprofundar mais sobre isso. Fiz esse texto inspirado em alguns realitys que falam sobre acumuladores compulsivos. 

Tem um grande diferencial em colecionadores e acumuladores. O ato de colecionar é como um hobby onde pode diminuir a ansiedade e preservar algo raro.


O acumulador recolhe produtos que tenham nenhuma utilidade e sem valor. Muitos deles com tanta neura deixa que  os objetos dominem sua vida ( tem um episodio de Os Simpsons que fala sobre isso e que a Marge vira uma acumuladora ). Existem casos de acumuladores desde o século 14!

É um distúrbio. E que a internet faz com que cresçam mais essa obsessividade e a perda do controle de qualquer colecionador. 

O planeta já está com a população elevada e com esse fator produzimos bastante lixo, temos muitos projetos de reciclagem mais ainda não são o suficiente por esse ação depende de nosso atos. 

Em uma pesquisa em 2012 as cidades brasileiras geraram mais de 64 milhões de toneladas de resíduos sólidos ( é lixo pra caramba ) , sei que consumir é parte da nossa vida mas precisa denigrir isso tudo ? Olhando nesse lado porque pasta de dente, escova de dente não tem refil ?  

Pequenos atos mudam o planeta. Desculpem se falei mais do que deviam mas é essencial para cada um. Deixem sua opinião sobre o que acham sobre o assunto e ficarem bastante grata.










                                                                 

2 comentários

  1. OI! Eu e meu pai colecionamos roseiras coloridas! Minha mãe é paisagista e diz que nós somos duas pestes que estragam a harmonia do jardim chato monocromático sem flores dela rs, mas nem ligamos!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Tudo bem?
    Te indiquei ao Prêmio Dardos Bloggers!!!
    Espero que aceite :D

    http://www.dark-joana.com.br/2016/02/premio-dardos-bloggers.html

    ResponderExcluir

© SHIRLENE SOUZA . Design by FCD.